Agenda

O Brasil e os ventos do mundo
11/10/2010
Comissão Intergovernamental Brasil-Rússia de Coope
11/10/2010

Seminário discute visão estratégica da Amazônia

Seminário discute visão estratégica da Amazônia

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abre, nesta quarta-feira, 13, com o ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, o seminário Visão Estratégica da Amazônia, às 8h30, na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, em Brasília.

O evento vai reunir especialistas com estudos recentes, entidades da sociedade civil e tomadores de decisão para discutir a inserção da Amazônia no contexto do desenvolvimento do Brasil.

A região da Amazônia cobre quase metade do território nacional, abrange nove estados e tem uma população de cerca de 25 milhões de pessoas.

Os debates vão acontecer até o dia 14, com a participação de aproximadamente 80 pessoas.

Serão cinco painéis temáticos, em que serão discutidas questões chaves para promover o desenvolvimento da Amazônia, com foco na sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Serão levantadas questões como o aproveitamento hidrelétrico frente ao uso múltiplo dos recursos hídricos e os limites e oportunidades das estratégias de aproximação entre mineração e conservação da biodiversidade.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Egon Krakhecke, vai falar sobre o Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal (MacroZEE).

O documento é uma estratégia de ordenamento e ocupação da amazônia que identifica o potencial de crescimento econômico em áreas como turismo, produção de produtos da sociobiodiversidade, infraestrutura, piscicultura e polos tecnológicos.

Ele também vai apresentar as ações da Operação Arco Verde Terra Legal, que leva alternativas sustentáveis aos 43 municípios que mais desmatam a Amazônia.

“A idéia é criar algo concreto para a agenda de desenvolvimento da Amazônia”, ressaltou Krakhecke, lembrando que essa iniciativa pode ser ampliada para outros municípios.

O secretário-executivo do MMA, José Machado, vai coordenar o painel sobre Conhecimento da Amazônia.

Também serão realizados painéis sobre Indústria na Amazônia, Sistema de Produção Agrária, Infraestrutura e Acessibilidade e Rede de Cidades na Amazônia.

Ao final do seminário, será apresentado um sumário dos relatórios do cinco grupos, com sugestões que serão encaminhadas para orientar a ação do próximo governo.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *