Agenda

Comércio Exterior
15/10/2015
Economia
19/10/2015

Assuntos Estratégicos

Seminário Internacional debaterá Inteligência na Segurança Pública

São Paulo – A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Inteligência da Polícia Militar, e a tradicional Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo realizarão, na próxima quinta-feira, 22, o I Seminário Internacional de Inteligência de Segurança Pública.

O evento que ocorrerá das 9h às 18h no Auditório Wladimir Anversa – Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC – Avenida Tiradentes, 615, Bom Retiro – São Paulo/SP, reunirá especialistas brasileiros e internacionais numa discussão acerca dos avanços e das perspectivas desse especial ramo da atividade de Inteligência.

Como se sabe, a atividade de busca por dados e informações e a interpretação de seu significado, o que se conhece hoje por Inteligência, sempre desempenhou um papel preponderante na história da humanidade, em maior ou menor grau, conforme a época.

Atualmente, como em nenhum outro período da história, crescem e se multiplicam as agências governamentais em uma complexa rede buscando ameaças veladas ou qualquer tipo de informação considerada sensível, num jogo estratégico das mais variadas projeções.

Neste contexto, é natural que a atividade de Inteligência passe por constantes crises e se coloque à prova sua real efetividade e participação no assessoramento estratégico do Estado.

 No mesmo coeficiente de relevância e guardadas as diferenças e especificidades, emerge a atividade de Inteligência de Segurança Pública com sua relevância no planejamento do emprego operacional da Polícia e, consequentemente, provocando impactos no cotidiano da sociedade.

Especificamente na mais sensível área de atuação do Estado, a Segurança Pública, todos os esforços são carreados para contribuir diretamente no enfrentamento da criminalidade comum e organizada e, dessa forma, interferir diretamente na percepção da sensação de segurança de toda a sociedade.

Assim, os organizadores do evento têm o propósito de estabelecer um ambiente para compartilhamento de experiências e conhecimentos e também produzir subsídios que contribuam para a sedimentação da Doutrina de Inteligência em Segurança Pública e para o reconhecimento da importância dessa atividade para o exercício das ações de polícia, primordialmente, na preservação e manutenção da ordem pública.

Participarão como palestrantes os seguintes especialistas:

Marcelo Rech, jornalista e analista no Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa, especialista em Relações Internacionais, Estratégias e Políticas de Defesa, Terrorismo e Contrainsurgência, Direitos Humanos nos Conflitos Armados, e Jornalismo em Áreas de Conflito, que desenvolverá o tema “Mídia e Terrorismo: meios de comunicação utilizados pelas organizações terroristas para proselitismo, propaganda e recrutamento de militantes”.

Professor José Manuel Ugarte (Argentina), advogado, Doutor em Direito Administrativo, Especialista em controle da Atividade de Inteligência, Articulista em diversos jornais e revistas especializadas, professor universitário que desenvolverá o tema “Quais Organizações, Inteligência, Doutrina, Pessoal, e, sobretudo, que Cooperação Regional e Sub-regional permitirão enfrentar, com maior eficácia, o delito, particularmente, o organizado e transnacional?”

André Luís Woloszyn, analista em Assuntos estratégicos, especialista em terrorismo e conflitos de média intensidade (EUA), e consultor de agências e organismos internacionais que desenvolverá o tema “Novas Perspectivas para a Inteligência Policial no Brasil”.

Andrea Lodero (Chile), jornalista, editora da Revista AA Inteligência, Mestre em Segurança e Defesa Nacional, Especialista em Cooperação de Defesa e Contraterrorismo que desenvolverá o tema “Ciberinteligência”.

O I Seminário de Inteligência de Segurança Pública integra o calendário das comemorações do “Dia do Profissional de Inteligência” e do 6º aniversário de criação do Centro de Inteligência da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *