Agenda

Força Aérea do Chile compra 12 Super Tucanos
16/08/2008
Celso Amorim vai à Austrália e Nova Zelândia
25/08/2008

Senado debate reativação da IV Frota norte-america

Senado debate reativação da IV Frota norte-americana

Nesta quinta-feira, 28, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, estará na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal para debater a reativação da IV Frota da Marinha dos Estados Unidos, que voltou a operar no mês passado.

A audiência pública começa às 10h. O embaixador norte-americano Clifford Sobel também será convidado para falar sobre a atuação da IV Frota no Atlântico Sul.

Extinta em 1950, a IV Frota foi criada pelo Pentágono para proteger o país na Segunda Guerra Mundial. A reativação não foi bem digerida pelos países sul-americanos que desconfiam das intenções humanitárias utilizadas pela diplomacia dos Estados Unidos para justificar a medida.

O embaixador Clifford Sobel afirmou recentemente a um grupo de senadores brasileiros que a IV Frota vai atuar em assistência à saúde, desastres naturais e prevenção ao narcotráfico.

A Comissão de Relações Exteriores encaminhou carta aos candidatos à presidência dos Estados Unidos Barack Obama (Democrata) e John McCain (Republicano) para saber qual a posição do futuro governo em relação ao tema.

Os senadores também querem conhecer em detalhes, qual a posição dos candidatos sobre a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. O tratado autoriza os países ratificadores a estenderem sua plataforma continental até o limite de 350 milhas náuticas.

Na carta os senadores lembram ainda que a América do Sul é uma das mais pacíficas do mundo onde o pluralismo políticos e democrático são respeitados. Além disso, citam a moção de repúdio à reativação da IV Frota aprovada em julho pelo Parlamento do Mercosul.

Rodada Doha

Na quarta-feira, 27, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, recebe o embaixador Roberto Carvalho de Azevedo, Subsecretário-Geral para Assuntos Econômicos e Tecnológicos, do Ministério das Relações Exteriores, que vai falar sobre as negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *