Brasília, 20 de novembro de 2019 - 08h30
Senado discute impacto dos acordos internacionais no agronegócio

Senado discute impacto dos acordos internacionais no agronegócio

29 de outubro de 2019 - 12:17:42
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Nesta quarta-feira, 30, a Comissão de Agricultura do Senado recebe representantes do governo federal, bancos e empresas para debater o impacto dos acordos internacionais no comércio internacional agropecuário. O evento foi requerido em março pela presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS).

Segundo ela, serão dois momentos. Na primeira parte, participarão representantes da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da multinacional Cargill. O tema será o financiamento da exportação agropecuária, seus impactos no setor produtivo e nas cadeias do agronegócio.

Para a segunda parte, estão convidados representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Agricultura e da Economia. O foco das discussões estará nos acordos bilaterais com países como a China e os acordos multilaterais como o Tratado de Livre Comércio firmado entre o MERCOSUL e a União Europeia.

“Objetivamos com este trabalho avaliar a evolução do agronegócio na balança comercial brasileira, a participação do país no conjunto das exportações e importações mundiais de produtos agropecuários e agroindustriais, o fluxo de produtos e valores entre Brasil e os principais parceiros comerciais, bem analisar os instrumentos de financiamento e mecanismos de apoio à exportação”, explicou a senadora.

Segundo ela, “é fundamental destacar, nesse contexto, que, em junho deste ano, o MERCOSUL anunciou a assinatura com a União Europeia de um Acordo de Livre Comércio. A partir de agora será iniciado o processo detalhado de negociação e discussão dos processos de concessão e de das tarifas para a ratificação do documento nos parlamentos dos 28 países europeus e no Brasil, na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Por tratar-se de questões sensíveis para agropecuária nacional, teremos oportunidade de avaliar o andamento das negociações na presente avaliação de política pública”, destacou.

Serviço

O evento será realizado a partir das 11h, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário 7, do Senado Federal.