Missão empresarial brasileira à África Subsaariana
08/06/2009
Vice-Primeiro-Ministro da Jamaica visita o Brasil
08/06/2009

Senado discute ingresso da Venezuela no Mercosul

Senado discute ingresso da Venezuela no Mercosul

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, do Senado Federal, realiza nesta terça-feira, às 9h30, a terceira audiência pública destinada a instruir o processo de votação do protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul.

Serão ouvidos o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, o embaixador do Brasil em Caracas, Antonio Simões, o jurista Yves Gandra Martins, e a professora Regina Soares de Lima, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Os integrantes da comissão já debateram o assunto com os embaixadores Rubens Barbosa, Paulo Tarso Flexa de Lima e Sérgio Amaral, além do chanceler Celso Amorim.

O relator da matéria é o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que pode apresentar o seu voto ainda este mês.

A oposição trabalha para protelar a decisão. O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) trabalha para evitar que a Venezuela seja aceita no bloco. Ele acusa o presidente Hugo Chávez de tentar implantar uma ditadura naquele país e exportá-la para o restante da América do Sul.

Para o governo brasileiro, a adesão da Venezuela poderá representar a redenção do Mercosul, sobretudo com o mundo em crise financeira.

Além disso, a iniciativa está inserida no contexto da integração regional defendida por Lula desde a posse em seu primeiro mandato, em 2003.

Nos dias 19 e 20 de maio, técnicos brasileiros e venezuelanos se reuniram em Brasília e Salvador para fecharem um acordo em relação às normas previstas no bloco e impostas à todos os seus membros plenos.

Os senadores reclamam que as informações a esse respeito não chegaram à comissão. Muitos temem que a Venezuela não cumpra com as regras, o que viola o Tratado de Assunção que deu origem ao Mercosul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *