Brasil

Crise Política
02/06/2016
Diplomacia
07/06/2016

Crise Política

Serra expressa preocupação com a Venezuela e promete doar medicamentos

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, José Serra, expressou nesta segunda-feira, 6, preocupação com a crise política na Venezuela que é agravada pela escassez de alimentos e medicamentos e pela hiperinflação.

Em nota, Serra afirma que o Brasil tem acompanhado “com apreensão os acontecimentos na Venezuela: a radicalização política, o aprofundamento da crise econômica e o contínuo agravamento da situação humanitária e dos direitos humanos, inclusive das prisões arbitrárias. Preocupa-nos o sofrimento do povo venezuelano devido ao desabastecimento alimentar, à superinflação e ao colapso da oferta de medicamentos”.

Ele afirma ainda que o Brasil “apoia iniciativas construtivas que visem a promover um entendimento entre o atual governo venezuelano e a oposição”. O ministro  assegurou ainda que “como país vizinho, amigo e solidário da nação venezuelana, o Brasil está pronto a contribuir na busca desse entendimento e a colaborar para o atendimento das carências mais críticas que afetam a população do país vizinho”.

Em relação à ajuda humanitária à Venezuela, Serra enfatizou que “estamos dispostos a doar medicamentos básicos produzidos por nossos laboratórios públicos, entregando-os a organizações internacionais humanitárias que possam promover sua distribuição”.

Na semana passada, a nova Subsecretária de Estado dos Estados Unidos para o Hemisfério Ocidental, Mari Carmen Aponte, esteve em Barsília em diálogo com diplomatas brasileiros. Na agenda, duas crises: a brasileira e a venezuelana. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *