Oposição mobilizada para evitar aumento do gás
19/05/2006
CPLP discute cooperação em Meio Ambiente no Brasil
19/05/2006

Sindec é modelo para o México

Sindec é modelo para o México

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), projeto do Ministério da Justiça que reúne em rede as bases de dados dos Procons, deve servir de modelo para o governo do México na implantação do novo sistema de armazenamento de informações de defesa do consumidor no país.

Representantes da Procuradoría Federal del Consumidor (Profeco), órgão de defesa do consumidor do México, e do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça estiveram em Goiânia (GO) para acompanhar o funcionamento do Sindec no Procon-GO. Eles participaram de uma ação de fiscalização em postos de combustíveis e supermercados.

A experiência do Sindec poderá ser aproveitada pelo governo mexicano, que está implementando um novo sistema que vai integrar todos os processos em trâmite nos 52 escritórios da Profeco em todo o país.

Também chamou a atenção da coordenadora-executiva da Profeco, Maria de Los Angeles Jasso, a ferramenta que permite ao consumidor consultar pela Internet a tramitação dos seus processos movidos nos Procons estaduais. A ferramenta já é utilizada nos Procons de Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *