Relações Exteriores

Declaração dos Estados Partes do Mercosul sobre a
01/10/2010
A sublevação no Equador e a situação de Honduras
01/10/2010

Situação política no Equador

Situação política no Equador

O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profunda preocupação, dos graves acontecimentos no Equador. O Brasil deplora os atos de violência e de desrespeito às instituições e condena energicamente todo e qualquer tipo de ataque ao poder civil legitimamente constituído e à ordem constitucional do Equador.

O Governo brasileiro expressa total apoio ao Governo Constitucional do Presidente Rafael Correa e faz um apelo para que sejam restabelecidas de imediato a ordem interna no Equador, com pleno respeito à democracia e aos direitos humanos.

O Ministro Celso Amorim, que se encontra em missão no Haiti, manifestou, em telefonema ao Chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, a solidariedade do Governo brasileiro.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo permanentemente informado sobre a situação. Gestões estão em curso para uma resposta firme e coordenada do Mercosul, da Unasul, do Grupo do Rio e da OEA.

O Ministro interino das Relações Exteriores, Embaixador Antonio de Aguiar Patriota, está a caminho de Buenos Aires, onde participará de reunião extraordinária da Unasul sobre a situação no Equador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *