Política
25/07/2005
TeleSur
25/07/2005

Comunicações

TeleSur entra no ar patrocinada por Chávez e Fidel Castro

Neste domingo, foi inaugurada a TeleSur, rede de televisão sul-americana idealizada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez e pelo líder cubano Fidel Castro.

A TeleSur conta ainda com o apoio dos governos da Argentina, Uruguai e Chile. A inauguração do novo canal foi marcada por atos políticos em defesa de democratização das comunicações.

O Brasil, convidado por Chávez, participa com profissionais de renome como o escritor e jornalista Fernando Morais. Lula preferiu ficar de fora do projeto para não criar rusgas com os Estados Unidos. O sinal da TeleSur no Brasil será captado pelas TVs comunitárias de Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e Recife.

O grande objetivo a TeleSur é fazer o contraponto com a CNN e produzir um noticiário voltado para a América do Sul, capaz de resgatar o interesse da opinião pública pela integração. A programação da TeleSur será disponibilizada nas línguas portuguesa e espanhola.

O governo brasileiro preferiu lançar a TV Brasil, um projeto que já foi experimentado durante o Fórum Social Mundial de Porto Alegre e na Cúpula América do Sul – Países Árabes. A TV Brasil reúne imagens e conteúdo das tevês Senado, Câmara e Justiça.

A coordenação fica com a Radiobras que produz o noticiário do Executivo. A TV Brasil deverá iniciar suas transmissões em definitivo, no segundo semestre.

Segundo os idealizadores da TeleSur, a emissora vai lançar um olhar sul-americano sobre a América do Sul. A TeleSur terá correspondentes em todos os países da região, no México e nos Estados Unidos e sua sede está em Caracas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *