Agenda

Integração Comercial
07/08/2015
Segurança Regional
08/08/2015

Atualidade

Terrorismo: o que eu vejo não é o que você vê

Brasília – Entre os dias 10 e 12 de agosto, o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), promoverá a XV Semana de Relações Internacionais com o tema “Terrorismo: o que eu vejo não é o que você vê”, evento aberto ao público, sujeito à lotação dos respectivos auditórios e que será realizado nos campi da Asa Norte e de Taguatinga I simultaneamente.

Em Taguatinga, os debates serão mediados pelos professores Frederico Seixas, João Paulo de Araújo e Gabriel Mattos Fonteles. Na Asa Norte, por, Frederico Seixas, Renato Zerbini e Gleisse Ribeiro Alves. O evento conta ainda com o apoio do Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa, do Centro Islâmico de Brasília, e das embaixadas dos Estados Unidos, da França e da Síria.

Confira a programação:

10/08 – Campi de Taguatinga

8h às 8h30 – AIESEC

8h30 às 8h50 – Intervalo

8h50 às 9h40 – Embaixada da França

9h40 às 10h – Intervalo

10h às 10h50 – Embaixada dos Estados Unidos

10/08 – Campi da Asa Norte

19h às 19h30 – AIESEC

19h30 às 19h50 – Intervalo

19h50 às 20h40 – Embaixada dos Estados Unidos e professor Mark Langevin

20h40 às 21h – Intervalo

21h às 21h50 – Embaixada da França

  1. 1ª Palestra: AIESEC
  1. 2ª Palestra: Embaixada dos Estados Unidos da América (e Mark Langevin na Asa Norte)

Título: Terrorismo Global – Riscos e Estratégias

Palestrantes e currículos:

Richa Bhala, Segunda Secretária na Seção de Política da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Ela trabalhou na implementação do Plano Colômbia com assistência de segurança na Embaixada em Bogotá.  Também, foi vice-cônsul na Embaixada norte-americana no Paquistão.  Richa Bhala ingressou no Serviço Exterior dos Estados Unidos em fevereiro de 2010.  Antes do Departamento de Estado, estudou Economia em Amherst College em Massachusetts.  Ela é natural de Chicago, e fala espanhol, português, hindi, e urdu.

(Apenas na Asa Norte) Prof. Mark Langevin, diretor de BrazilWorks, Assessor Internacional da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e consultor da Public Services International (PSI). Pesquisa e escreve extensivamente sobre a formulação da política energética brasileira e as relações Estados Unidos-Brasil. Ele é  colaborador regular de publicações como: Diplomacia americana, Boletim Meridiano 47, DT, Conselheiro sobre América Latina  do Inter-American Dialogue, Diário de Segurança Energética, do Jornal de Estudos do Trabalho, da revisão da Lei de Energia Renovável e Política e da Revista Universitas: Relações Internacionais – UNICEUB. Tem Ph.D. em Ciência Política e Mestrado em Estudos Latino-Americanos pela Universidade do Arizona, em Tucson. Atualmente, é Professor da Elliott School of International Affairs​ da George Washington University.

  1. 3ª Palestra: Embaixada da França

Título: A França e a guerra contra o terrorismo

Palestrantes e currículos:

Thierry Guiguet-Doron trabalhou na Direção Central da Polícia nas Fronteiras de 1988 a 2007 como diretor departamental, na Polinésia Francesa; e como chefe do escritório para treinamento, em Paris. Em 2007, tornou-se diretor de estágios e chefe do departamento de formações preparatórias e de parcerias internacionais da Escola Nacional Superior de Polícia. Recebeu diversas medalhas e foi condecorado como Cavaleiro da Legião de Honra. Desde sua chegada ao Brasil em 2013, atua como Adido de Segurança Interna da Embaixada da França.

Mathieu Jagour, ingressou no Ministério de Relações Exteriores e do Comércio Internacional da França em 2010, após mestrado em Relações Internacionais do Sciences-Po, de Paris. O primeiro cargo na chancelaria foi de desk officer no Departamento dos Assuntos Estratégicos, encarregado das questões de desarmamento químico. Desde setembro de 2013, ocupa o cargo de Primeiro Secretário na Divisão Política da Embaixada da França.

11/08 – Campi de Taguatinga

8h às 8h30 – Projeto de Extensão: BRICS e a Ordem Mundial – Professora Tamara Gregol de Farias.

8h30 às 8h50 – Intervalo

8h50 às 9h40 – Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa e professor Mark Langevin

9h40 às 10h – Intervalo

10h às 10h50 – Jornalista Manuel Martínez

11/08 – Campi Asa Norte

19h às 19h30 – Centro Islâmico

19h30 às 19h50 – Intervalo

19h50 às 20h40 – Embaixada da Síria

20h40 às 21h – Intervalo

21h às 21h50 – Jornalista Manuel Martínez

  1. 1ª Palestra: Centro Islâmico de Brasília (Asa Norte)
  1. Projeto de Extensão: BRICS e a ordem mundial (Taguatinga)

Palestrante e currículo:

A professora Tamara Gregol de Farias possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). É advogada, especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2010), mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2011-2013), e professora no UniCEUB no curso de Direito e de Relações Internacionais. Tem experiência na área de Direito Internacional, Constitucional e Administrativo e Relações Internacionais, e participou de cursos de Direito Internacional na Academia de Direito Internacional de Haia (2011).

  1. 2ª Palestra: Embaixada da Síria (Asa Norte)

Título: A Síria em sua guerra contra o terrorismo

Palestrante e currículo:

Ghassan Nseir é Doutor em Literatura e Civilização Francesa pela Universidade Sorbonne Paris IV e iniciou sua carreira diplomática em 1982, quando ingressou no ministério de Relações Exteriores e Expatriados da República Árabe da Síria, tendo trabalhado em várias partes do país e nas representações sírias em Budapeste e Paris. Também foi ministro Plenipotenciário da Missão da República Árabe da Síria junto às Nações Unidas em Genebra. Em 2004, tornou-se Embaixador e desde então já atuou como chefe da Delegação Permanente da Síria na UNESCO, como Diretor do Departamento da Europa e como Diretor do Departamento de Países Árabes do ministério de Relações Exteriores sírio. Por fim, participou de vários fóruns internacionais sobre Direitos Humanos e foi condecorado com a Medalha de Comandante de São Silvestre pelo Vaticano.

  1. 2ª Palestra: InfoRel e Mark Langevin (Taguatinga)

Título: O Terrorismo: riscos e ameaças no Brasil

Palestrantes e currículos:

Marcelo Rech é jornalista, editor do Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa e especialista em Estratégias e Políticas de Defesa, Terrorismo e Contrainsurgência, Jornalismo em Áreas de Conflito e Direitos Humanos nos Conflitos Armados. Foi assessor internacional, de defesa e inteligência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, coordenador de análise política da Fundação Getúlio Vargas e correspondente internacional. Realizou coberturas em 26 países, entre eles EUA, Cuba, Irã, Israel, Palestina e Colômbia. Manteve diálogo direto com membros de organizações terroristas como ETA, da Espanha; FARC, da Colômbia; e Sendero Luminoso e MRTA, ambos do Peru. Em 2012, escapou de dois atentados terroristas da Jihad Islâmica na tríplice fronteira de Israel, Egito e a Faixa de Gaza, onde morreram 16 militares egípcios. Ministrou aulas sobre Mídia e Terrorismo, na USP; no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CECOPAB), do Exército, no Rio de Janeiro; e sobre Terrorismo Yihadista em Carmona, Espanha, pelas universidades de Granada e Pablo de Olavide, além de ter ministrado palestras nos centros de Inteligência da Marinha e da Força Aérea, também sobre Terrorismo. Em maio, falou sobre as ameaças terroristas ao Brasil em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Em 2013, organizou no Congresso Nacional, o seminário internacional “Terrorismo e Grandes Eventos”.

  1. 3ª Palestra: Jornalista Manuel Martínez

Título: O jogo de interesses nos processos de Comunicação Social aplicados a assuntos sobre terrorismo e a manipulação informativa sobre o tema.

Palestrante e currículo:

Manuel Martínez é formado em Publicidade e Propaganda e também em Jornalismo pela PUC-Minas. Trabalhou em agências de Publicidade e de Comunicação; assessorias de imprensa públicas e privadas. Atuou em jornais, revistas, TV, rádios, sites e agências de notícias no Brasil e no exterior para serviços em diferentes idiomas. Foi correspondente no Brasil da Notimex (México); Xinhua (China), Associated Press (EUA) e chefe do escritório da Efe (Espanha) em Brasília. Trabalhou dois anos a convite do governo chinês como chefe de um projeto especial da agência de notícias Xinhua, em Pequim. Ocupou o cargo de subsecretário de Comunicação do GDF e atualmente é Secretário-Adjunto de Comunicação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e correspondente do programa En Perspectiva da rádio uruguaia Oriental. Em Brasília, foi o único jornalista a presidir por duas vezes a Associação de Correspondentes Internacionais

12/08 – Campi de Taguatinga

8h às 8h30 – Painel de Profissões

8h30 às 8h50 – Intervalo

8h50 às 9h40 – Polícia Federal

9h40 às 10h – Intervalo

10h às 10h50 – Professores do UniCEUB

12/08 – Campi da Asa Norte

18h30 às 19h30 – Painel de Profissões

19h30 às 19h50 – Intervalo

19h50 às 20h40 – Polícia Federal e InfoRel

20h40 às 21 – Intervalo

21h às 21h50 – Professores do UniCEUB

  1. 1ª Palestra: Painel de Profissões

Palestrantes e currículos:

Gabriela Cruz é Bacharel em Relações Internacionais pelo UniCEUB, e pós graduanda em Relações Internacionais e em Gestão Pública pelo Clio Internacional e AVM, respectivamente. Atualmente, trabalha como Assessora no Tribunal de Contas do DF, e publica artigos mensalmente no site e-internacionalista.com. Já trabalhou como Assistente de Negócios Internacionais na Apex-Brasil, além de ter participado de diversos estágios, inclusive no Ministério de Relações Exteriores.

(Apenas Asa Norte) Tatiana Coutinho, é Bacharel em Relações Internacionais pelo UniCEUB e Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha a seis anos com cooperação bilateral Brasil-Reino Unido nas áreas de mudanças climáticas, segurança energética, educação e infraestrutura sustentável. Atualmente, é Gerente do Programa de Energia para o Fundo de Cooperação do Governo Britânico em Brasília. 

João Bimbato é Bacharel em Relações Internacionais pelo UniCEUB (2009). Iniciou sua carreira diplomática em 2010 e desde então vem atuando em vários departamentos do ministério das Relações Exteriores, como na Divisão de Operações de Promoção Comercial, Divisão de Inteligência Comercial e Divisão de Promoção da Língua Portuguesa e serviu em missão transitória na Embaixada brasileira em Caracas. Atualmente, é Assessor da Coordenação-Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva e é autor do Blog “Contrariedades”, no qual expõe diversas análises e reflexões sobre os acontecimentos mundiais.

(Apenas Taguatinga) Aline Peixoto, possui graduação em Relações Internacionais pelo UniCEUB (2005), pós-graduação em Gestão de Projetos e MBA em Comércio Internacional, Câmbio e Negociações Comerciais pela Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo pelo IBMEC. Na área, trabalhou no ministério das Relações Exteriores, nas áreas de Inteligência Comercial, Cooperação e Articulação Internacional e Gerência de Negócios da Apex-Brasil, na Brasil Global Negócios Internacionais, na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e, atualmente, é analista no SEBRAE.

Aline Arruda possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília (2003), mestrado em Ciências Sociais, com especialização em Estudos Comparados sobre as Américas, pela Universidade de Brasília (2007) e é doutoranda em Ciências Sociais com previsão de conclusão do curso em 2015. É professora do curso de Relações Internacionais na disciplina Sociologia, no UniCEUB, desde 2007. Tem experiência na área de Relações Internacionais, Antropologia e Sociologia com foco em migrações internacionais, cultura, identidade e fronteiras. Lidera o grupo de pesquisa: Os Processos Culturais nas Relações Internacionais.

Vivian Lima, por gravação de vídeo, feito junto à Agência de Comunicação do UniCEUB.

  1. 2ª Palestra: Polícia Federal, Departamento de Antiterrorismo, e InfoRel (na Asa Norte)

Títulos: A abordagem legal do terrorismo no Brasil e O Terrorismo: riscos e ameaças no Brasil

Palestrantes e currículos:

Daniel Daher é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e ingressou em 2003 no Departamento de Polícia Federal. Após ter trabalhado em diversas delegacias, passou a atuar na Diretoria de Inteligência Policial do DPF, em Brasília, onde se encontra lotado desde 2010.  Nesta diretoria, trabalhou na Divisão de Operações de Inteligência Policial Especializada, na Divisão de Antiterrorismo, e agora é chefe da Divisão de Doutrina de Inteligência Policial e Treinamento. Por fim, realizou vários cursos referentes à Segurança Pública, Tráfico de Pessoas e Inteligência Estratégica.

  1. 3ª Palestra: Professores do UNICEUB

Título: Painel sobre o Estado Islâmico e Fluxos Migratórios Decorrentes

Palestrantes e currículos:

O professor Gabriel Haddad Teixeira é Mestre em Direito das Relações Internacionais pelo UniCEUB. Professor de Direito Penal e Direito Internacional Público do UniCEUB e pesquisador do CINETS – Crimmigration control international net of studies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *