Acordo de Defesa Brasil – Guiné Equatorial
05/07/2010
Negócios na agenda de Lula na África
06/07/2010

Unasul

Tratado Constitutivo em compasso de espera

Lançada em dezembro de 2004, a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que se tornou um bloco regional em maio de 2008, teve seu Tratado Constitutivo ratificado por apenas seis dos doze países que a integram.

Argentina, Bolívia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela, aprovaram o Tratado que para entrar em vigor, deve ser ratificado por pelo menos nove países.

No Brasil, a proposta foi retirada da pauta de votações em 13 sessões depois de aprovada pelas comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

Antes de ser ratificada, a mensagem terá de ser aprovada também pelo Senado Federal.

A dificuldade em ver a institucionalização da Unasul concluída fez com que os países elegessem o ex-presidente argentino, Néstor Kirchner, como Secretário-Geral no dia 4 de maio.

Nesta terça-feira, Kirchner esteve em Santiago para discutir a ratificação do Tratado com parlamentares chilenos.

Ele já visitou Equador e Paraguai e esta semana estará ainda no Peru e na Bolívia. Não está descartada a vinda de Kirchner ao Brasil.

O Secretário-Geral quer acelerar a formalização do Tratado para iniciar as discussões sobre as fontes de financiamento do mecanismo.

Em agosto, os Chefes de Estado e de Governo da Unasul se reúnem na Guiana, país que receberá do Equador a presidência pro tempore do bloco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *