Seminário de Operações de Paz
19/08/2009
Visões da Política Exterior do Brasil
21/08/2009

Ucrânia vai importar açúcar brasileiro

Ucrânia vai importar açúcar brasileiro

A Ucrânia concedeu para o Brasil uma cota para a exportação de 150 mil toneladas de açúcar em bruto sem incidência de imposto.

O anúncio foi oficializado nesta quarta-feira pela vice-ministra da Economia da Ucrânia, Natalia Boitsun, durante a primeira reunião da Subcomissão de Comércio e Investimentos Brasil-Ucrânia, realizada no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília.

A cota foi estipulada como contrapartida pela entrada do país para a Organização Mundial do Comércio (OMC), em maio do ano passado.

Até julho, não houve exportação de açúcar brasileiro para a Ucrânia. Em 2008 e 2007, foram embarcadas pouco mais de 43 mil toneladas em cada ano.

Segundo o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, outro fato importante anunciado pela delegação ucraniana foi a intenção de o país privatizar uma indústria de fertilizantes, o que pode atrair investimentos brasileiros.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em 2009, quase 40% das importações brasileiras de produtos ucranianos foram relacionadas com insumos para a produção de fertilizantes, como uréia, breu de alcatrão e nitrato de amônio.

O encontro de hoje teve o objetivo de ampliar a troca de informações bilaterais para estimular o crescimento das trocas comerciais e dos investimentos recíprocos.

Na agenda da reunião, constaram ainda temas referentes à cooperação em áreas estratégicas com defesa comercial, metrologia e avaliação da conformidade, promoção comercial, serviços e investimentos.

A primeira reunião da Subcomissão de Comércio e Investimentos entre Brasil e Ucrânia foi prevista pelo Memorando de Entendimento assinado em junho do ano passado em Kiev, capital do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *