Agenda

Rússia quer modernizar Forças Armadas da Bolívia
06/10/2010
Brasil deve disputar mercado de defesa
06/10/2010

UNASUL adota Cláusula Democrática contra golpes

UNASUL adota Cláusula Democrática contra golpes

O governo do Equador, país que preside a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), informou que o bloco decidiu estabelecer uma Cláusula Democrática, com o objetivo de prever e inibir eventuais tentativas de golpes de Estado nos países membros.

O documento, aprovado pela UNASUL, “adverte aos golpistas para que não atentem contra a democracia, pois serão isolados imediatamente”, explicou o ministro de Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño.

A medida adotada pelo bloco reitera o isolamento do país onde ocorra um golpe de Estado, além do fechamento da fronteira entre o país afetado e os demais limítrofes.

Entre as restrições, haverá suspensão imediata do comércio, do tráfego aéreo, do fornecimento de energia e qualquer outro elemento combustível.

A decisão será formalizada no dia 26 de novembro quando os Chefes de Estado dos países da UNASUL se reúnem em Georgetown, Guiana, e foi motivada após o levante no Equador na semana passada.

Rafael Correa denunciou a tentativa de golpe de Estado e cobrou uma reação enérgica do bloco que se reuniu em caráter de emergência em Buenos Aires.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *