Agenda

Brasil oferece Unidades de Polícia Pacificadora à
24/03/2012
Estados Unidos quer Cuba democrática na Cúpula das
24/03/2012

UNASUL apela para que o Reino Unido negocie a sobe

UNASUL apela para que o Reino Unido negocie a soberania das Malvinas

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores dos países que integram a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) rechaçaram a presença militar britânica nas Ilhas Malvinas e reafirmaram a política regional de solução pacífica para o reconhecimento da soberania argentina sobre as ilhas.

Em declaração especial, os chanceleres reiteraram a condenação às atividades unilaterais do Reino Unido na região, que incluem a exploração de recursos naturais e a realização de exercícios militares que vulnerabilizam as resoluções da ONU.

Além disso, cobraram do Reino Unido, uma resposta à proposta argentina para que sejam reabertas as negociações para se colocar fim a disputa sobre a soberania das Malvinas.

A UNASUL deixou claro que o bloco está fechado com a posição argentina e que todas as medidas necessárias para que o assunto retorne à mesa de negociações, serão adotadas.

Uma mensagem do bloco foi dirigida ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para que a organização pressione o Reino Unido sobre uma saída pacífica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *