Agenda

Acordos de Defesa: Bolívia, El Salvador e Honduras
12/07/2010
Amazônia Azul
13/07/2010

Unasul: chanceler equatoriano vem à Brasília

Unasul: chanceler equatoriano vem à Brasília

O ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, virá à Brasília em agosto para, oficialmente, tratar de temas da agenda bilateral.

De acordo com a chancelaria equatoriana, o país quer equilibrar a balança comercial desfavorável em US$ 700 milhões anuais.

Como o Equador preside a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), ele deverá tratar do assunto.

O Brasil não ratificou o Tratado Constitutivo do bloco, o que foi feito por apenas seis dos 12 países que integram o mecanismo.

Ricardo Patiño explicou que o Equador também tem interesse em discutir a introdução da TV digital no país e projetos de exportação para pequenos produtores.

Em maio, Brasil e Equador assinaram um acordo para promover a exportação pela via postal para as micro, pequenas e medias empresas.

O chanceler equatoriano vai discutir com autoridades brasileiras a construção do Eixo Multimodal Manta – Manaus, que pretende interconectar os dois países através de rodovias, aeroportos e vias fluviais.

Em Quito, o presidente Rafael Correa revelou que a sede da Unasul será em San Mateo, província de Manabí, e o futuro parlamento em Cochabamba, Bolívia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *