Brasília, 18 de março de 2019 - 17h28

UNASUL considera CELAC uma `lição ao mundo´

02 de dezembro de 2011 - 18:17:54
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

Brasília - A Secretária-Geral da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), Maria Emma Mejía, afirmou nesta sexta-feira, 2, que o nascimento da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), representa "uma lição ao mundo, pois trata-se de um projetos de integração em meio à diferenças".



Segundo ela, a CELAC representa um novo modelo que deve receber o respaldo internacional. "No momento em que tudo está caindo, o Sul, com a CELAC, está dando lições, mostrando ao mundo sem prepotência como pode ser um novo modelo".



Na sua avaliação, os blocos regionais, como a UNASUL, se complementam e devem conduzir a região aos consensos necessários.



"O histórico é poder promover o intercâmbio e chegar a posições comuns em matéria de economia e finanças porque esse passo mais difícil. Os presidentes são mais flexíveis e hoje, ninguém mais pode caminhar sozinho, nem o Brasil. Caminhar em bloco é uma realidade e uma necessidade", afirmou.



Os Chefes de Estado e de Governo da UNASUL se reunirão neste sábado em Caracas para revisar a agenda do bloco para 2012.



Já a CELAC será formada por Antigua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Guatemala, Granada, Guiana, Haiti e Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Panamá, República Dominicana, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.



OEA antecipa Assembléia-Geral na Bolívia



A Organização dos Estados Americanos (OEA) decidiu realizar sua próxima Assembléia-Geral entre os dias 3 e 5 de junho na cidade boliviana de Cochabamba. O encontro deveria ser realizado em julho.



A OEA aceitou a antecipação proposta pela Bolívia para que o encontro não chocasse com a Cúpula Rio+20 das Nações Unidas.

Últimas notícias