Agenda

Honduras compra armamento de Israel
20/11/2011
Brasil e Estados Unidos vão controlar cultivos de
20/11/2011

UNASUL criará Observatório do Narcotráfico

UNASUL criará Observatório do Narcotráfico

Brasília – A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) criará o Observatório Sul-Americano sobre o Problema Mundial das Drogas. A decisão foi aprovada em reunião do Conselho Sul-Americano sobre o Problema Mundial de Drogas, vinculado ao bloco.

Delegados de onze dos 12 países membros da UNASUL discutiram o assunto em La Paz nos dias 17 e 18. A Bolívia é o terceiro produtor mundial de cocaína, atrás apenas de Colômbia e Peru. Os três países têm fronteira com o Brasil.

No encontro ficou definido que cada país terá o seu Observatório e que em breve, o trabalho será unificado dando origem a um Observatório Regional.

Argentina, Bolívia, Colômbia e Equador também ofereceram seus centros especializados antidroga para a capacitação e formação de agentes dos países que compõem a UNASUL.

Na oportunidade, foram criados grupos de trabalho para analisar as estratégias da UNASUL destinadas à redução da demanda e oferta de drogas na região. O bloco pretende aplicar medidas de controle sobre o tráfico e a lavagem de dinheiro, além do fortalecimento institucional e da harmonização das leis na América do Sul.

Em março de 2012, o grupo se reúne em Assunção, quando se pretende fechar um documento final sobre o Observatório Sul-Americano.

Dados do Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Delito (UNDOC), mostram que a Bolívia é responsável por 20% do consumo mundial de drogas e com uma tendência de crescimento.

Os mercados “emergentes” para os narcotraficantes são Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, países com as economias mais sólidas da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *