Agenda

TLC
08/04/2016
Política
08/04/2016

Cooperação

UNASUL e União Européia buscam acordo em matéria de drogas

Brasília – A União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e a União Européia (UE) buscam um acordo em matéria de drogas com o objetivo de levar uma proposta comum à Cúpula Antidrogas das Nações Unidas que será realizada no final de abril. Para tanto, o Secretário-Geral da UNASUL esteve em Bruxelas com representantes da UE.

A ideia é coincidir posições em relação a uma política antidrogas baseadas em direitos humanos, em abordar o problema com um enfoque de saúde pública e luta contra o crime organizado e as grandes organizações do narcotráfico. A UNASUL apoia a proposta da UE de especializar os esforços internacionais para lutar contra as grandes organizações criminosas.

Os dois blocos pretendem fortalecer também a cooperação jurídica com a implementação da UNAJUST, mecanismo baseado na EUROJUST, focada no combate a lavagem de dinheiro. Os países sul-americanos consideram exitosa a experiência europeia que poderia ser aplicada na região.

O Secretário-Geral da UNASUL, Ernesto Samper Pizano, reforçou a importância de uma política de combate de drogas baseada nos direitos humanos com a eliminação da pena de morte para traficantes, lembrando que cerca de 4 mil sul-americanos estão presos em países asiáticos onde as penas para o tráfico de drogas são extremamente pesadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *