Brasília, 16 de outubro de 2018 - 06H08

UNASUL: Lula vê oportunidade para integração

23 de maio de 2008
por: InfoRel
Foi realizada na manhã desta sexta-feira, em Brasà­lia, a reunião de c cúpula que institucionalizou a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), mecanismo polà­tico que pretende impulsionar a integração da região em consonância com o Mercosul, que tem caráter mais comercial.

A exemplo do que ocorrera em Lima por ocasião da V Cúpula América Latina-Caribe – União Européia, apenas o presidente uruguaio Tabaré Vazquez não compareceu.

Esta reunião deveria ter sido realizada em março na cidade de Cartagena de àndias, mas foi cancelada por conta da crise diplomática entre Colômbia e Equador.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu o encontro conclamando os demais presidentes a se esforçarem pela integração regional, mas a UNASUL nasce num momento polà­tico delicado para a América do Sul.

A Colômbia que deveria assumir a presidência pro-tempore do mecanismo rejeitou o cargo que ficará com a presidente do Chile, Michele Bachelet. àlvaro Uribe também afirmou que o seu paà­s é contra a criação do Conselho Sul-Americano de Defesa, proposto pelo Brasil.

Em seu discurso de abertura do encontro, Lula ignorou a crise entre vizinhos para exaltar a importância do momento democrático que vivem os sul-americanos.

Segundo ele, “a América do Sul é uma região de paz, onde floresce a democracia. A instabilidade que alguns pretendem ver em nosso continente é sinal de vida, especialmente vida polà­tica. Não há democracia sem povo nas ruas, sem o confronto de idéias e propostas”.

Na avaliação do presidente brasileiro, “uma América do Sul unida mexerá com o tabuleiro do poder no mundo, não em benefà­cio de um ou de outro, mas em benefà­cio de todos”.

Ele acredita que a formalização do novo bloco vai influenciar nas relações internacionais e que a UNASUL deve impulsionar os projetos de integração econômica e energética, com prioridade para a infra-estrutura regional e as conexões rodoviárias e ferroviárias.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...