Mundo

Comércio Exterior
16/11/2016
Projetos Estratégicos
16/11/2016

Infraestrutura Energética

UNASUL realizou reunião do Conselho Energético Sul-Americano

Brasília – O Conselho Energético Sul-Americano da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), celebrou nesta sexta-feira, 11, a sua 6ª reunião, em Quito, no Equador sob a presidência da Venezuela. O principal tema tratado diz respeito ao Tratado Energético Sul-Americano, documento que regulará a integração dos países do bloco em matéria de energia.

Na oportunidade, foram aprovados os estatutos do Conselho, que regula o seu funcionamento interno e organização. Os documentos serão levados à consideração do Conselho de Chefes de Estado e de Governo da UNASUL em data a ser marcada, mas que provavelmente será realizada apenas em 2017.

Também avançou-se em outros temas de relevância relativos ao Balanço Energético Sul-Americano, Planejamento Energético, e o estudo de viabilidade para a criação de um instituto de pesquisas energéticas da UNASUL.

O Conselho Energético Sul-Americano foi proposto em 2007 pelo então presidente venezuelano Hugo Chávez que pretendia viabilizar a integração regional por meio de um gasoduto ligando aquele país ao sul do continente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *