Defesa

Brasil apresenta experiência de combate à pobreza
29/05/2012
Gigante espanhola Repsol vai intensificar negócios
29/05/2012

UNASUL terá protocolo para o combate aos desastres

UNASUL terá protocolo para o combate aos desastres naturais

Brasília – Os países da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) aprovaram no último final de semana, um protocolo de cooperação que permitirá à região atuar de maneira conjunta, imediata e solidária ante os desastres naturais de grande magnitude. O assunto foi discutido em Lima e agora será analisado pelos respectivos ministérios de Defesa.

Aprovado por unanimidade, o protocolo pretende tornar mais eficazes as capacidades dos países sul-americanos de agirem nas operações de assistência humanitária em caso de desastres ocasionados pela natureza ou mesmo por intermédio do homem.

Neste sentido, serão intensificadas as parcerias e a cooperação para a troca de experiências de gestão de riscos de desastres. Também serão realizados exercícios conjuntos para o aperfeiçoamento dos mecanismos previstos no documento.

No evento realizado em Lima pelo ministério da Defesa do Peru, participaram militares, sismólogos e funcionários do setor Defesa da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Após a aprovação por todos os governos da UNASUL, o protocolo entra em vigor e será acionado pelo país afetado que é quem deve solicitar a cooperação, respeitando a soberania e as normas internas de cada nação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *