Agenda

UNASUL na agenda Equador – Colômbia
16/09/2010
`O Futuro da Comunidade Transatlântica´
16/09/2010

UE discute cooperação com a América Latina

União Européia discute cooperação com a América Latina

Teve início nesta quinta-feira, 16, em Assunção, encontro que reúne representantes da União Européia na América Latina e de organismos sociais de 16 países, que discutirão como estruturar os programas de cooperação com a região.

 

O encontro vai até sexta-feira quando a UE pretende discutir com cada país a melhor maneira de incrementar a cooperação.

 

Pelo menos 160 pessoas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, participam do evento.

 

A UE é responsável por quase 60% da ajuda mundial com 12 bilhões de euros aplicados em centenas de programas de cooperação em 2009.

 

Atualmente, a União Européia apóia projetos em 160 países, principalmente na erradicação da pobreza e na contribuição ao desenvolvimento econômico e democrático.

 

Para a América Latina, a UE destina cerca de 500 milhões anuais aos programas e projetos bilaterais e regionais.


Em março, a União Européia implementou um projeto denominado “Seminário Regional de Diálogo Estruturado da Comissão Européia”, que busca aproximar os interesses do bloco com os dos países.

 

O bloco também voltou a manifestar interesse em promover um acordo de livre comércio com o Mercosul que até agora não teve avanços significativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *