Brasília, 15 de outubro de 2018 - 21H45

Livre Comércio

11 de maio de 2015
por: InfoRel

Brasília – Por ocasião do Dia da Europa, a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, afirmou que o bloco defende um acordo “ambicioso” com o Mercosul apesar dos problemas identificados em alguns setores estratégicos. Segundo ela, “queremos um acordo ambicioso apesar das sensibilidades importantes e de certas resistências”.



Ao participar do Seminário 'Eurocâmaras Dia de Europa', que reuniu as câmaras de comércio de países europeus que operam no Brasil, diplomatas estrangeiros e representantes do governo brasileiro, Ana Paula Zacarias afirmou que a Europa aposta pelo crescimento e a inovação.



Ela acredita que as negociações poderão receber novo impulso a partir da reunião de Cúpula CELAC – União Europeia que será realizada nos dias 10 e 11 de junho em Bruxelas, na Bélgica. Na oportunidade, os países do Mercosul pretendem dialogar com seus parceiros europeus para fazer avançar as discussões.



“A UE trabalha com um conjunto de normas supervisionado que facilita o intercâmbio comercial do mundo com um mercado de cerca de 500 milhões de pessoas”, explicou a diplomata europeia. Ela lembrou ainda que o comércio bilateral cresce a um ritmo de 7% ao ano apesar da crise europeia. Hoje, esse comércio é de cerca de US$ 89 bilhões com um déficit para o Brasil de US$ 4,6 bilhões.



Segundo ela, “o Brasil representa quase 40 % de todo o nosso comércio com a América Latina e é o maior provedor de produtos agrícolas. Estamos seguros que o país superará os momentos de crise”, destacou.



De acordo com dados oficiais, os investimentos europeus no Brasil alcançaram em 2014, um total de 240 bilhões de euros, metade do total de investimentos estrangeiros diretos no país.


Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...