Relações Exteriores

Programa FX-2
01/08/2015
Intercâmbio Militar
01/08/2015

Diplomacia

União Europeia terá novo embaixador no Brasil

Brasília – A Delegação da União Europeia no Brasil terá como embaixador a partir desta segunda-feira, 3, o diplomata português João Cravinho que substitui a também portuguesa Ana Paula Zacarias. Ele foi chanceler de Portugal e ocupava o posto de chefe da delegação europeia na Índia.

A Associação EUBrasil, entidade com sede em Bruxelas, espera trabalhar em cooperação com a delegação europeia com o objetivo de fortalecer as relações com o Brasil e aumentar o nível dos investimentos entre a União Europeia e o Brasil. Além disso, a EUBrasil pretende concentrar esforços para fomentar uma agenda digital entre aquele bloco e o Brasil.

De acordo com Luigi Gambardella, presidente da EUBrasil, “precisamos de relações mais fortes entre Brasil e União Europeia e temos certeza que o novo chefe da delegação da UE no Brasil agregará valores ao excelente trabalho já iniciado pela embaixadora Ana Paula Zacarias. A EUBrasil vai trabalhar em cooperação com a delegação para estimular ainda mais as relações econômicas; particularmente, em duas áreas: investimentos e agenda digital”, afirmou.    

Em comunicado divulgado em Bruxelas na última terça-feira, 28, a Alta Representante para a Política Externa e Segurança da União Europeia e vice-presidente da Comissão Europeia, a italiana Federica Mogherini, anunciou a indicação de 23 novos chefes de delegação do bloco europeu em todo o mundo.

Entre os nomes publicados figura também o do espanhol Francisco Fontan Pardo, apontado para ser o embaixador da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Fontan era o vice chefe da delegação da UE no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *