Agenda

Discurso do presidente Lula no encontro com o pres
08/08/2007
Comunicado Conjunto Brasil – Jamaica
14/08/2007

UniCEUB realiza Semana de Relações Internacionais

UniCEUB realiza Semana de Relações Internacionais

Nesta segunda-feira, teve início a Semana de Relações Internacionais do UniCEUB, de Brasília. O encontro vai até a próxima quarta-feira e além de palestras e debates, também vai apresentar uma mostra de cinema com obras vinculadas às Relações Internacionais.

Com o tema “Desigualdades tematizadas: o equilíbrio de poder nas Relações Internacionais”, os alunos de Relações Internacionais da instituição pretendem discutir como o século XXI está se preparando para a crise de paradigmas que afeta o ordenamento das Relações Internacionais.

“Se, por um lado, o enfrentamento entre Estados conseguiu, em grande parte, ser minimizado pelo fim da Guerra Fria e pelo fortalecimento dos fóruns de deliberação das Nações Unidas e das organizações regionais de missão similar, por outro, o aprofundamento de crises humanitárias internas, as divergências ideológicas e as posturas de contestação frente aos poderes hegemônicos constituídos convivem em mesmo plano de apreensão fenomenológica”, afirmam os organizadores da VII Semana de Relações Internacionais do UniCEUB.

Segundo ele, o veneto terá como objetivo discutir e problematizar as desigualdades de poder no cenário internacional contemporâneo e as contribuições possíveis dos atores das Relações Internacionais: Estados, organismos internacionais, sociedade civil, partidos políticos e cidadãos.

Na abertura do encontro, o ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, Secretário-Geral do Itamaraty, falou sobre a formação dos diplomatas brasileiros pelo Instituto Rio Branco, instituição que, há 62 anos, forma os representantes do Brasil.

Também o professor Clóvis Brigagão, coordenador da rede de discussão intitulada GAPCon (Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais), e o diretor da rede de interlocução Overmundo, José Marcelo Zacchi, participam do evento, quando vão tratar da contra-hegemônia na América Latina e a emergência de processos colaborativos por meio da internet, os quais têm levado à difusão de novos paradigmas de comunicação e cooperação coletivos e, via de regra, transnacionais.

Na abertura, foi exibido o filme “Código de Ataque”, que contou com os comentários do professor Frederico Seixas Dias (FAJS-UniCEUB). Confira a programação:

14 de agosto – 17h30 – Sala de audiovisual – bloco 2 – Filme comentado: Abril sangrento – Comentarista: Guilherme Assis de Almeida.

19h30 – Auditório do bloco 3 – Painel: Superpotências e equilíbrio de poder

Palestrantes:

• Contra-hegemonia na América Latina – Clóvis Brigagão – diretor do GAPCon – Grupo de Análise e de Prevenção de Conflitos Internacinais.

• Inteligência coletiva e comunicação livre na internet – José Marcelo Zacchi – diretor da rede Overmundo

Moderador: Frederico Dias Seixas – coordenador do NEEUA/ UniCEUB – Núcleo de Estudos dos Estados Unidos da América

15 de agosto – 17h30 – Sala de audiovisual – Bloco 2 – Filme comentado: Uma verdade inconveniente – Al Gore – Comentarista: Carlos Eugênio Timo Brito.

19h30 – Auditório do bloco 3 – Painel: Ações efetivas de combate à desigualdade

Palestrantes:

• Planejamento estratégico do Brasil para o combate à desigualdade – Daniel Vargas e Carlos Sávio – Secretaria de Ações de Longo Prazo – Presidência da República.

• Da igualdade à eqüidade: o modelo diagonal da comunidade internacional – Professor Mario Drumond – FAJS/ UniCEUB.

Debatedora:

Professora Raquel Boing – FAJS/ UniCEUB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *