Agenda

Comércio Exterior
14/09/2005
Tecnologia da Informação
16/09/2005

Paulino Soares de Sousa

Universidade Federal de Juiz de Fora cria Centro de Pesquisas Estratégicas

No dia 25 de agosto de 2005 foi criado, por iniciativa dos pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora que trabalham no Portal UFJF/Defesa [www.ufjf.edu.br/defesa] da instituição, o Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”.

O Centro tem a finalidade de canalizar iniciativas no terreno das pesquisas e divulgação do Pensamento Estratégico nas suas várias modalidades: estudos relativos a História Militar e Tecnologia Militar, estudos relativos aos autores expoentes do Pensamento Estratégico na tradição brasileira, bem como estudos relativos aos principais problemas estratégicos que afetam ao Brasil na atualidade.

Foi escolhido o nome de Paulino Soares de Sousa, Visconde de Uruguai [1807-1866] para identificar o Centro, pelo fato de ter sido ele, no seu Tratado de Direito Administrativo, o primeiro a sistematizar o Pensamento Estratégico Brasileiro, na nossa história.

Outra finalidade do Centro consiste em estimular a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e alunos, para que passem a se interessar pelos Estudos Estratégicos.

Esta finalidade leva em consideração a importância que reveste a discussão interdisciplinar de temas relacionados às questões estratégicas por parte da sociedade, num país com instituições democráticas em pleno funcionamento, como o Brasil.

Segundo os responsáveis pelo Centro, tudo quanto se relaciona ao encaminhamento do país no futuro, nos terrenos da economia, da política e da cultura em geral, precisa ser pensado e discutido nas várias instâncias sociais, notadamente na comunidade acadêmica.

Esses temas, de acordo com eles, não pode ficar restrito aos militares ou aos tecnocratas, por que as decisões estratégicas dizem relação à totalidade da sociedade e ela deve, conseqüentemente, participar.

A UFJF, através do Centro de Pesquisas Estratégicas, visa a participar do debate desses temas, que já se efetiva em outras Universidades e Centros de Estudos Superiores [como a USP, a UNICAMP, a PUC-RJ, a Universidade Cândido Mendes, a Fundação Armando Álvares Penteado, a UnB, a UFF, a Fundação Getúlio Vargas, a UFRJ, a UERJ, a Universidade Gama Filho, as Faculdades de Campinas, além das tradicionais Escolas das Forças Armadas, como a ESG, a ECEME, a Escola de Guerra Naval, etc.].

Justamente para facilitar o diálogo entre essas instituições, será realizado, no Rio de Janeiro, na ECEME, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, o V Encontro Nacional de Estudos Estratégicos, com participação dos pesquisadores em assuntos estratégicos da UFJF e com a cobertura do InfoRel.

Três linhas de pesquisa integram a estrutura acadêmica do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa” da UFJF:

1 РTecnologia Militar [esta linha ̩ coordenada por Expedito Carlos Stephani Bastos, pesquisador de assuntos militares e criador e administrador do Portal UFJF/Defesa];

2 – Políticas Públicas em Saúde e Defesa Nacional [cujo coordenador é o prof. Dr. Francisco de Assis Penteado Mazetto, do Departamento de Geociências da UFJF];

3 – História do Pensamento Estratégico e Problemas Estratégicos Contemporâneos [cujo coordenador é o professor Dr. Ricardo Vélez Rodríguez, do Departamento de Filosofia da UFJF].

A coordenação geral do Centro de Pesquisas Estratégicas é de responsabilidade do professor Dr. Ricardo Vélez Rodríguez.

Contatos:

Expedito Carlos Stephani Bastos – expedito@editora.ufjf.br

Francisco de Assis Penteado Mazetto – franciscomazetto@hotmail.com

Ricardo V̩lez Rodrigues Рrive2001@gmail.com

Centro de Pesquisas Estratégicas da UFJF – Caixa Postal 314 – CEP: 36001-970 – Juiz de Fora – MG – Telefone: 0xx32 3229-3435 – ramal 49 [UFJF/Defesa]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *