Brasília, 18 de julho de 2019 - 02h55

Integração Regional

22 de dezembro de 2015 - 19:18:47
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

Marcelo Rech, especial de Assunção



O presidente uruguaio Tabaré Vázquez assumiu nesta segunda-feira, 21, pela quarta vez, a presidência pro tempore do Mercosul. Caberá ao Uruguai implementar as decisões adotadas em Assunção e arrancar o acordo de livre comércio com a União Europeia.



Vázquez assume com o propósito de conectar o Mercosul com os principais arranjos comerciais em curso no mundo, com enfoque prioritário para a União Europeia e a Aliança do Pacífico, que pode ser a ante sala de uma aproximação com os países do Tratado Transpacífico.



O presidente uruguaio também admitiu que o Mercosul precisa de um novo impulso. “Devemos reconhecer que o Mercosul atualmente está fatigado. As manifestações desta fadiga são evidentes”, afirmou. Médico de profissão, ele defende que os países que integram o bloco identifiquem os sintomas que levaram o Mercosul à esta situação para que seja possível corrigi-los. 



Neste sentido, pediu um completo “sinceramento” entre os países membros ainda que a medida possa parecer antipática. “Pior seria se nos fizermos de distraídos e nos conformarmos com uma retórica fácil”, explicou.