Mundo

Integração Regional
22/09/2016
Geopolítica
22/09/2016

Comércio Exterior

Uruguai cogita firmar acordos de livre comércio com o Reino Unido e China

Brasília – Um dia depois de apoiar mudanças nas regras do MERCOSUL para que os países possam firmar acordos individualmente, o Uruguai agora cogita assinar dois tratados de livre comércio com Reino Unido e China. O presidente Tabaré Vázquez confirmou nos Estados Unidos onde participa da Assembleia-Geral da ONU, que busca uma maior inserção internacional do país.

De acordo com Vázquez, “o Uruguai reivindica uma integração aberta que permita aos membros do MERCOSUL alcançar acordos bilaterais com países e blocos de estados”. Na semana passada, o chanceler Rodolfo Nin Novoa disse que “o Uruguai irá firmar um acordo de livre comércio com a China, com ou sem o MERCOSUL”. Vázquez realizará visita oficial ao país asiático em novembro.

“Na segunda-feira, 19, o presidente do Brasil, Michel Temer, me expressou que é partidário de abrir e flexibilizar o processo de integração, de tal forma que permita aos países que o integramos poder firmar acordos bilaterais”, explicou o líder uruguaio.

Nesta reunião, Temer também confirmou o apoio do Brasil para que o Uruguai siga à frente das negociações entre o MERCOSUL e a União Europeia.

Com relação a Reino Unido e China, ele revelou que os dois governos demonstraram interesse em alcançar um tratado de livre comércio com o Uruguai e ressaltou que “é quase certo que firmaremos um acordo com o presidente Xi Jianping, para iniciar os trabalhos de implementação de um tratado bilateral”. Vázquez recordou que o ministro de Relações Exteriores, Rodolfo Nin Novoa, esteve em Pequim em julho para dar início às negociações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *