Agenda

Política
10/06/2016
Diplomacia
10/06/2016

Comércio Exterior

Uruguai e China irão relançar relações políticas e comerciais

Brasília – O chanceler uruguaio Rodolfo Nin Novoa está em Pequim preparando a visita do presidente Tabaré Vázquez quando Uruguai e China irão relançar as relações políticas e comerciais. Segundo ele, “a China cresce de forma notória e é o motor da economia mundial. Também é nosso principal parceiro comercial”.

Vázquez se reunirá com o presidente Xi Jianping, mas os dois países ainda trabalham na data e na agenda do encontro. A ideia é que o líder chinês retribua a visita também neste ano.

Novoa está no país para traçar a estratégia de longo prazo que Uruguai e China pretendem firmar. Nos últimos dias, o ministro uruguaio tem se reunido com o chanceler Wang Yi, para quem as relações com os países da América Latina seguem como prioritárias para a China.

Para o país asiático, “elevar o relacionamento a um patamar estratégico integral em todas as dimensões é o que queremos, seja no político, comercial, cultural e em ciência, tecnologia e inovação”, explicou o ministro chinês.

Nesta quarta-feira, 8, Rodolfo Nin Novoa reuniu-se com os membros do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional com o objetivo de abrir um escritório comercial do Uruguai naquele país. Também ficou acertado que em 2017, será realizado em Punta del Este, a Cúpula Empresarial China – América Latina e Caribe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *