Brasília, 20 de março de 2019 - 13h24

Segurança & Defesa

16 de maio de 2005 - 10:31:00
por: InfoRel
Compartilhar notícia:
Como parte das comemorações pelo centenário da Escola de Comando do Estado-Maior do Exército, será realizado o V Encontro Nacional de Estudos Estratégicos [ENEE], entre 4 e 6 de outubro, no Rio de Janeiro.

O encontro pretende se transformar num amplo fórum de debates sobre temas estratégicos relacionados à  Segurança e a Defesa. Serão convidados entre 300 e 350 civis para o evento.

Para tanto, os organizadores estão buscando a participação significativa dos variados segmentos da sociedade, com ênfase para o meio acadêmico.

Um dos objetivos do evento é desenvolver uma mentalidade de efetiva participação no debate público dos assuntos relacionados aos temas da Defesa.

O V ENEE é uma iniciativa que visa dar seqüência a quatro edições do mesmo evento já realizadas sob a coordenação de renomadas instituições envolvidas com o estudo de temas estratégicos, como a extinta Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, em 1994; Universidade de São Paulo [USP], em 1995; Escola Superior de Guerra [ESG], em 1996; e a Universidade de Campinas [UNICAMP], em 1998.

O encontro caracteriza-se pela realização simultânea de palestras e apresentações, abordando temas diversificados, constituindo diferentes módulos de atividades que serão montados e conduzidos sob a responsabilidade direta das instituições participantes e a coordenação da ECEME.

Durante os três dias de encontro, os organizadores pretendem oferecer à s instituições civis convidadas, um espaço para participar ativamente do evento, realizando a montagem de painéis e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Além disso, serão promovidas a participação dos diferentes Cursos de Polà­tica e Estratégia existentes no âmbito das Forças Armadas – Escola Superior de Guerra [ESG], Escola de Guerra Naval [EGN], Escola de Comando e Estado-Maior do Exército [ECEME] e Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica [ECEMAR].

Desta forma, espera-se que haja uma maior aproximação de estabelecimentos congêneres dedicados ao estudo de temas estratégicos, com a consolidação de um núcleo de formadores de opinião, sensà­vel aos assuntos relacionados à  Segurança e Defesa.

Estão previstas a presença do ministro da Defesa, José Alencar; do Comandante do Exército, General Francisco Albuquerque; e do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Jorge Armando Félix.

Participarão do V ENEE, o Departamento de Ciência & Tecnologia do Exército Brasileiro; a Escola Superior de Guerra; Escola de Guerra Naval; Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; e a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.

Entre as instituições acadêmicas, estão confirmadas as presenças da Fundação Getúlio Vargas; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Federal Fluminense; Universidade Cândido Mendes; Universidade Gama Filho; Pontifà­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Universidade de São Paulo; Universidade Estadual de Campinas; Universidade Estadual Paulista; Fundação Armando àlvares Penteado; Universidade de Brasà­lia; e Universidade Federal de Juiz de Fora.

Inscrições poderão ser feitas através do endereço eletrônico: www.eceme.ensino.eb.br