Mundo

Crise Política
19/08/2016
Comércio Exterior
19/08/2016

Estudo

Venezuela aparece como país com mais problemas de corrupção na AL

Brasília – A Venezuela aparece como o país com mais problemas de corrupção na América Latina de acordo com estudo da consultoria Miller & Chevalier realizado entre abril e maio deste ano. A Pesquisa sobre Corrupção na América Latina aponta ainda Chile e Uruguai como os países melhores percebidos neste tema, enquanto a Venezuela figura no último lugar.

Em geral, 77% das pessoas responderam que as normas anticorrupção não são efetivas na América Latina.

“As respostas demonstram que a corrupção ainda é percebida como um importante problema na região, e hoje em dia as empresas que operam na América Latina estão mais conscientes do tema e relevância que a normativa anticorrupção tem em seus negócios”, explicou Lindsay Sykes, diretora regional de Gestão de Riscos da Ferrere, consultoria uruguaia.

O estudo mostra que a Venezuela é o país mais corrupto dentre os pesquisados na região. Segundo Sykes, “a contínua instablidade na Venezuela parece ter criado um entorno em que a aplicação local de luta contra a corrupção é considerada como mínima. Nenhum dos participantes venezuelanos acredita que as leis contra a corrupção do país são efetivas”, afirmou.

A Venezuela foi o único país pesquisado que recebeu como resposta 0% em relação à efetividade da luta anticorrupção.

Argentina, Brasil e México, as maiores economias da região também estão entre os mais corruptos. O Brasil se uniu ao grupo graças aos importantes escândalos de corrupção expostos nos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *