Agenda

Política
16/03/2016
Diplomacia
16/03/2016

Integração Regional

Venezuela assumirá UNASUL em Cúpula no Equador

Brasília – A Venezuela assumirá a presidência anual da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) em Cúpula Presidencial que será realizada em Quito, no Equador, provavelmente em 17 de abril. A confirmação foi feita neste domingo, 13, pelo presidente Rafael Correa. O Uruguai pretendia transferir o mando da UNASUL em Montevidéo. A partir de julho, Caracas assumirá também a presidência pro tempore do MERCOSUL e exercerá forte influência nas negociações com a União Européia no âmbito do Tratado de Livre Comércio.

O presidente Nicolás Maduro não esconde sua antipatia pela União Européia e está disposto a fazer de tudo para arrastar ainda mais as negociações e evitar que um acordo seja assinado em 2016.

Esta será a 9ª Cúpula do bloco e Correa explicou que o evento se dará em Quito porque aí está a sede da UNASUL. Além da transmissão da presidência uruguaia para a Venezuela, os presidentes dos países membros deverão retromar as discussões em torno do combate ao vírus zika e à adoção de um protocolo comum. Temas como o combate às drogas, a situação econômica regional e a segurança cidadã, estão entre as prioridades.

De acordo com o Secretário-Geral da UNASUL, Ernesto Samper Pizano, “queremos que nesta reunião de Chefes de Estado sejam autorizadas as linhas gerais e os protocolos que serão aplicados em toda a região quanto ao combate ao vírus zika.

Samper também destacou que temas relacionados com energia, educação, meio ambiente, infraestrutura e democracia, deverão constar da agenda. Ele aproveitará ainda para discutir a própria reeleição. O atual mandato vale até setembro e Samper trabalha para construir consenso em torno do seu nome por um período de mais dois anos.

Atualmente, ele conta com o apoio de Brasil, Bolívia, Equador, Uruguai e Venezuela, e a oposição de Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru. Suriname e Guiana ainda não se definiram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *