Brasil não acredita em calote do Equador
26/11/2008
Equador pode desistir de Super Tucano
27/11/2008

Venezuela fortalece defesa com apoio russo

Venezuela fortalece defesa com apoio russo

O presidente venezuelano Hugo Chávez, reconheceu nesta quarta-feira, o apoio russo ao fortalecimento da capacidade de defesa do país.

Estima-se em US$ 5 bilhões os gastos venezuelanos com armamentos russos. Desde 2004, foram adquiridos 24 aviões de caça Sukhoi Su-30MKV, superiores aos modelos norte-americanos F-16 e F-18, 53 helicópteros de transporte e ataque, 100 mil fuzis Kalashnikov, cinco mil fuzis Dragunov SVD para franco-atiradores.

Em setembro, a Venezuela ainda arrancou uma linha de crédito de 600 milhões de euros de Moscou.

Em Caracas, o presidente russo, Dmitri Medvedev, reafirmou as palavras de Chávez e garantiu que a aproximação com a Venezuela não representa qualquer provocação contra outros países.

Segundo ele, “os acordos militares entre Rússia e Venezuela serão conhecidos por todo o mundo, até onde seja prudente”.

Depois de Peru, Brasil e Venezuela, Medvedev desembarcará em Cuba na sexta-feira.

Venezuela e Rússia firmam sete acordos

Nesta quarta-feira, os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Rússia, Dmitri Medvedev, assinaram sete acordos de cooperação, com destaque para os setores energético, nuclear e técnico-militar.

A Rússia vai prover tecnologia para que a Venezuela desenvolva um programa nuclear com fins pacíficos e destinado à diversificação das fontes de energia do país. Para tanto, está prevista a construção de uma usina nuclear.

Em matéria de petróleo, gás e energia elétrica, os dois países pretendem intensificar a cooperação e a russa Gazprom vai realizar estudos conjunto com a PDVSA no Bloque Ayacucho 3, no Orinoco.

A PDVSA Naval também firmou memorando de entendimento com a Corporação Naval da Rússia, destinado a reparação de navios e plataformas marinhas e a construção de navios civis, mercantes, dragas e rebocadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *