Relações Exteriores

UNASUL apresenta mecanismos de integração na Rússi
30/05/2012
Rei da Espanha discursará em português para desfaz
01/06/2012

Vice-presidente do Irã realiza viagem à América La

Vice-presidente do Irã realiza viagem à América Latina

Brasília – O vice-presidente do Irã, Ali Saidlu, realiza viagem à América Latina que inclui visitas a Nicarágua, Cuba, Bolívia, Equador e Venezuela. Saidlu está na região acompanhado do diretor para a América Latina do ministério das Relações Exteriores do Irã, Kambiz Jalali.

Em La Paz, o Ali Saidlu reuniu-se com o vice-presidente Álvaro Garcia Linera com quem discutiu o aprofundamento das relações políticas e comerciais.

Bolívia e Irã iniciaram suas relações estratégicas em 2007 com a assinatura de acordos econômicos, militares e de segurança. Em 2009, os dois países decidiram abrir embaixadas em Teerã e La Paz.

Os presidentes Evo Morales e Mahmoud Ahmadinejad já se encontraram quatro vezes – duas em La Paz e duas em Teerã. Em janeiro, Ahmadinejad prometeu US$ 1,1 bilhão em projetos de cooperação industrial para a Bolívia, por cinco anos.

Na segunda-feira, 28, Ali Saidlu esteve em Havana com o presidente Raúl Castro. Na terça-feira, 29, em Manágua com Daniel Ortega, e na quarta-feira, 30, em Quito com o presidente Rafael Correa.

Além de revisar os acordos assinados em janeiro pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad, os encontros servem para convidar os respectivos Chefes de Estado para a Cúpula dos Países Não-Alinhados que será realizada em Teerã em agosto.

“O eixo fundamental da Cúpula é que todos os países que não estão com os poderosos do mundo se unam e façam chegar uma voz sólida e unânime a nível internacional acerca de como fazer para termos paz e um mundo mais democrático e justo para todos os povos”, afirmou Saidlu.

Ali Saidlu nasceu em 1952 em Tabriz e trabalhou na polícia secreta do Irã. Também foi membro do Conselho Supremo de Segurança Nacional e desde 2005 ocupa o cargo de vice-presidente para Assuntos Internacionais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *