Agenda

Escola de Paz `Sérgio Vieira de Melo´ busca apoio
29/02/2012
Forças Armadas
01/03/2012

Vice-Secretário de Estado norte-americano discute

Vice-Secretário de Estado norte-americano discute relações Brasil – EUA

Brasília – O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, William Burns, cumprirá agenda no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 1º, e se reunirá em Brasília com os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e da Educação, Aloizio Mercadante. Ele vem discutir as relações bilaterais e preparar a visita que a presidente Dilma Rousseff fará a Washington no dia 9 de abril.

No Rio de Janeiro, Burns fará uma palestra na Bolsa de Valores, sobre o estado das relações bilaterais e o interesse norte-americano na América Latina.

Em seguida, ele terá reuniões com o governador Sérgio Cabral, e os presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, e da Petrobras, Maria das Graças Foster.

William Burns assumiu o cargo de número dois do Departamento de Estado em julho de 2011. Nas conversas que terá no Brasil, a ênfase será para a cooperação econômica, meio-ambiente, ciência e tecnologia, inclusão social e educação.

Ele também tratará de temas espinhosos como a posição do Brasil em relação ao Irã e seu interesse na região e a polêmica em torno da participação de Cuba na próxima Cúpula das Américas que será realizada em abril na Colômbia.

Burns deverá confirmar a presença do presidente norte-americano Barack Obama na Conferência Rio+20 que será realizada no Rio de Janeiro em junho.

Defesa

Em Washington, o Secretário de Estado Adjunto para Assuntos Políticos-Militares, Andrew Shapiro, coordena um encontro que discute as possibilidades de ampliação da cooperação entre Brasil e Estados Unidos no campo da Defesa.

Nos últimos dois dias, ele e sua equipe discutem com diplomatas e militares brasileiros, as áreas onde essa cooperação pode ser ampliada, como na Defesa Cibernética e no intercâmbio de experiência sobre Operações de Manutenção da Paz.

Também discutem aspectos da transferência de tecnologia para compras militares. Os temas acordados no Departamento de Estado irão para a mesa na reunião dos presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff no dia 9 de abril, em Washington. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *