Agricultura selecionará mais de 12 adidos agrícolas para reforçar presença no exterior

por | jun 29, 2021 | 18h

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebe, até o dia 2 de julho, sexta-feira, as inscrições para seleção de candidatos para 12 postos de adido agrícola junto às embaixadas brasileiras no exterior. Desta vez, o Mapa busca especialistas para atuarem em Pretória, África do Sul; Berlim, Alemanha; Riade, Arábia Saudita; Pequim, China; Seul, Coréia do Sul; Nova Delhi, Índia; Jacarta, Indonésia; Bangkok, Tailândia; Hanói, Vietnã; Tóquio, Japão; Buenos Aires, Argentina; e Cidade do México, México

O adido agrícola é o servidor de cargo efetivo ou empregado público designado para exercer missão permanente de assessoramento em assuntos agrícolas, sendo responsável pela identificação de oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro.

Para se inscrever no processo seletivo, os candidatos deverão ser servidores do quadro de pessoal efetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e estar em exercício no ministério a pelo menos quatro anos, ou em uma de suas entidades vinculadas.

Além disso, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado e ser servidor público federal ou empregado do quadro permanente de empresa pública federal ou de sociedade de economia mista há no mínimo dez anos.

Outros requisitos são: atestar proficiência em idioma estrangeiro, conforme o edital, e possuir diploma de nível superior completo, no grau de bacharel ou equivalente, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC.