EUA e Paraguai reafirmam compromisso de trabalhar em conjunto em matéria de segurança

por | jul 26, 2022 | 18h

Os dois países também trabalham em ações conjuntas para consolidar a aliança estratégica bilateral, a fim de prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo

Os EUA e o Paraguai reafirmaram nesta terça-feira, 26, em Assunção, que o compromisso bilateral de trabalharem em conjunto em matéria de segurança, será renovado. De acordo com o ministro do Interior, Federico González, o assunto foi tratado com Embaixador dos EUA no Paraguai, Marc Ostfield, o seu número 2, Brian Skaret, e o Adido Regional do FBI, Ricardo Hernández.

Recentemente, os dois países trabalharam para elucidar o assassinato, na Colômbia, do procurador Marcelo Pecci, executado pelo crime organizado, PCC incluído. Em outra operação que contou com a cooperação bilateral, o Paraguai foi alertado sobre a presença de um avião venezuelano-iraniano, o mesmo que segue retido na Argentina. Neste caso, a inteligência israelense também colaborou.

Por último, a cooperação entre os dois países resultou na extradição do brasileiro de origem libanesa, Kassem Mohamad Hijazi, acusado por vários crimes de lavagem de dinheiro. Os EUA contaram, ainda, com o apoio paraguaio para a extradição do piloto mexicano, Ronnier Sánchez Alonso, envolvido com o narcotráfico. Alonso foi preso em Assunção em uma operação liderada pelos EUA. O Embaixador Marc Ostfield, afirmou que “mais do que nunca, reforçaremos o trabalho conjunto para enfrentar o crime organizado no Paraguai e no hemisfério”. Neste sentido, os dois países também trabalham em ações conjuntas para consolidar a aliança estratégica bilateral, a fim de prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Agência IP/Divulgação