IBEE dá início ao curso de Inteligência Estratégica

por | ago 15, 2022 | 14h

O curso conta com o apoio dos institutos SAGRES e InfoRel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 98151-5257. Ainda dá tempo de se inscrever

Teve início na última sexta-feira, 12, o curso de Inteligência Estratégica, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos. A aula inaugural com o tema “História da Inteligência”, foi ministrada pelo Delegado de Polícia em Mato Grosso, Dr. Marcelo Felisbino Martins, professor do IBEE desde 2017.  

Delegado Titular nas cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Pontes e Lacerda, Nova Xavantina, Canarana, Querência, Campinápolis, Cocalinho, Água Boa, Ribeirão Cascalheira e Diretor de Inteligência, Marcelo Felisbino também foi instrutor da Acadepol (Inteligência Policial), do Ministério da Justiça (Inteligência) e lecionou em diversos cursos de pós-graduação na área de Inteligência.

A presidente do IBEE, Dra. Maria Alice Meirelles, lembra que o Programa conta com docentes renomados que atuam(ram) diretamente com à temática. “Temos o privilégio das nossas aulas serem ministradas por generais, almirante, coronéis, além de professores doutores, mestres e especialistas”, explica.

Ainda, segundo a presidente do IBEE o principal objetivo do curso é formar profissionais para atuar na Inteligência em instituições públicas, desenvolver setores de Inteligência em seus órgãos, ou profissionais de instituições privadas que desejam agregar as valiosas ferramentas de Inteligência em seus ramos de atuação.

Entre os discentes estão diplomatas, militares da Polícia Militar do Rio de Janeiro, militares da ativa e da reserva das Forças Armadas, investigadoras de polícia, assessor de ministros do STM, advogados, professores universitários, empresários, analista internacional, psicanalista, sociólogo, administradora, psicólogo, entre outros.

Para o coordenador do curso, professor Edwaldo Costa, pós-doutor pela USP, doutorando na UnB e na Toronto Metropolitan University (Canadá), se antes os cursos de Inteligência Estratégica eram promovidos pelos Serviços de Inteligência federais, pelas Forças Armadas e outros órgãos de segurança pública, atualmente, gestores de instituições privadas também perceberam a importância da ferramenta Inteligência como pilar da obtenção de conhecimentos para alcançar estrategicamente os objetivos da instituição.

“Os mais competentes governos e instituições do mundo têm assessoramento de inteligência estratégica para antecipar mudanças de cenários, identificar pontos fortes e fracos e as intenções dos adversários e acima de tudo estar sempre à frente dos oponentes”, explicou.O curso conta com o apoio dos institutos SAGRES e InfoRel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 98151-5257. Ainda dá tempo de se inscrever.

Por Marcelo Rech

InfoRel