Aprovada a doação de blindados do Exército ao Uruguai

por | set 1, 2022 | 20h

Nesta quarta-feira, 31, o Plenário do Senado aprovou o projeto que autoriza o governo brasileiro a doar ao Uruguai 21 viaturas blindadas que já não estão em uso pelo Exército brasileiro. A proposta (PL 3.212/2021), de autoria do Poder Executivo, segue para a sanção, uma vez que já havia sido aprovada também pela Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, serão doados dez veículos blindados M108 e 11 blindados de transporte de pessoal do modelo Urutu, que serão entregues em seu estado atual de conservação. No entanto, o Exército vai custear as despesas de R$ 20 mil, para levar os blindados até o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Santana do Livramento (RS), local de entrega para o Exército uruguaio. 

Há época, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, informou ao Congresso que o Exército Nacional do Uruguai (ENU) foi favorável à aceitação por doação das viaturas, aceitando as condições estabelecidas pelo Exército brasileiro. Além disso, o governo dos EUA, isso mesmo, também autorizou a transferência definitiva das VBCOAP M108 ao Uruguai.

Braga Netto também relatou que o Exército, entendia ser recomendável a doação dos M108, por já dispor de 72 unidades adquiridas dos EUA, mediante aceitação de cláusula de não transferência sem autorização prévia daquele Governo.

Além disso, os veículos VBCOAP M108, por sua obsolescência, foram desativadas para fins operacionais em ato normativo do Comandante do Exército, que está em processo de substituição destes blindados, pelo modelo VBCOAP M109 A5 +BR.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Exército Brasileiro

Share This