Assinado empréstimo de US$ 45 milhões para a Amazônia

por | nov 10, 2022 | 19h

A Embaixada dos EUA no Brasil, anunciou, nesta quinta-feira, 10, que a Corporação Financeira norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (DFC) e o Banco Sofisa, fecharam um acordo em torno de um programa de empréstimo de US$ 45 milhões destinado às pequenas e médias empresas, com duração de cinco anos.

Ainda de acordo com a representação diplomática, a operação contará com a parceria e apoio institucional da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no Brasil. Não é segredo algum que a USAID é o braço civil da Agência Central de Inteligência (CIA), voltada para ações em todo o mundo.

Pelo acordo, ficou acertado que o Banco Sofisa dará prioridade aos empréstimos às PMEs que operam na Amazônia com pelo menos 30% do produto do empréstimo a ser alocado na região. 

“O objetivo deste empréstimo é expandir o acesso ao crédito a PMEs, que geralmente têm acesso restrito de capital na região norte do Brasil. As PMEs são importantes motores de uma economia diversificada, necessária para o desenvolvimento econômico sustentável na região amazônica”, afirmou Ted Gehr, diretor da USAID no Brasil. 

A decisão sai poucos dias após as eleições gerais no país, a Alemanha e a Noruega anunciarem o desbloqueio dos recursos do Fundo Amazônia, e o STF determinar a reativação do fundo por parte do governo federal, de saída. Durante a campanha, o presidente eleito afirmou que irá tratar da Amazônia com a comunidade internacional.

Em nota, a Embaixada dos EUA, informou que a parceria pretende promover o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade da Amazônia, elementos que são fundamentais para o combate ao desmatamento e as mudanças climáticas.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: usembassy.gov