Brasil e Argentina assinam ordem de serviço para construção de ponte

por | fev 16, 2023 | 10h

A construção de uma ponte entre a cidade gaúcha de Porto Xavier e San Javier, na Argentina, foi incluído no Plano de 100 Dias, de ações prioritárias do novo governo para a área de infraestrutura, especialmente rodovias e ferrovias.

Em janeiro, o presidente Lula anunciou a elaboração do programa. A ponte terá 950 metros de extensão e receberá um investimento de aproximadamente R$ 220 milhões.

A ordem de serviço foi assinada no dia 8, pelo Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e garante a elaboração dos projetos da ponte Internacional e, na sequência, a construção do empreendimento. O município gaúcho de Porto Xavier tem 10 mil habitantes.

Um dos objetivos do empreendimento é viabilizar uma nova rota comercial do MERCOSUL, integrando e promovendo o transporte de cargas entre Brasil, Argentina e Paraguai.

O Governo Federal informou que o Plano de 100 Dias terá cerca de R$ 1,7 bilhão para retomar e intensificar obras, preparar rodovias para o período de chuvas, garantir o escoamento da safra agrícola e diminuir o número de acidentes graves em todo o país.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: GZH