Lula pede ratificação do TLC MERCOSUL – UE à comissária europeia

por | fev 17, 2023 | 16h

O presidente Lula conversou na tarde desta quinta-feira, 16, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, quando pediu a ratificação do Tratado de Livre Comércio firmado por MERCOSUL e União Europeia e aprovado em 2019, após 20 anos de negociações.

Lula e Ursula von der Leyen também conversaram sobre o desmatamento na Amazônia e ela sinalizou o desejo de vir ao Brasil em breve. O governo brasileiro vai trabalhar para que seja realizada, ainda no primeiro semestre, uma cúpula entre a CELAC e a UE, onde a agenda ambiental e o livre comércio, serão os principais temas.

Em revisão jurídica desde 2019, o acordo precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. Na prática, significa que o acordo terá que ser aprovado pelos parlamentos e governos nacionais de 31 países, o que sugere uma tramitação que poderá levar anos e enfrentar muitas resistências.

A França, por exemplo, é contrária ao acordo por conta do seu setor agrícola que não consegue competir com o agro brasileiro. O próprio Lula defende alterações no acordo, principalmente quanto a compras governamentais. Já o PT, tem muitas outras objeções.

O acordo permitirá a eliminação ou a redução de tarifas de importação de produtos comercializados entre os dois blocos, em um mercado de 780 milhões de consumidores e que representa 20% do PIB mundial.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Campos24horas