CREDN irá debater Plano Nacional de Autossuficiência em caso de conflito mundial

por | abr 25, 2024 | 11h

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizará reunião de audiência pública para discutir se o Brasil possui um Plano Nacional de Autossuficiência em caso de um conflito mundial. Proposta do deputado Luiz Carlos Hauly (PODEMOS-PR) neste sentido, foi aprovada nesta quarta-feira, 24.

“Vivemos um cenário de Armageddon, onde a possibilidade de um iminente conflito mundial não pode pegar desprevenida a nação considerada o “celeiro do mundo”. Mesmo que o Brasil não entre no conflito, poderemos ser afetados com a falta de insumos básicos na produção de alimentos e de medicamentos, segurança alimentar e sanitária, entre outros”, explicou o deputado.

Hauly quer debater o tema com representantes dos ministérios da Agricultura e Pecuária, Relações Exteriores, Transportes e da Defesa, além da Casa Civil da Presidência da República. “Existem questões cruciais como a reorientação da produção, da comercialização, da distribuição e do consumo de bens e da utilização de serviços, sobretudo alimentos e insumos, a intervenção nos fatores de produção públicos e privados, a requisição e a ocupação de bens e serviços, bem como a proteção da população que devem ser esclarecidas”, completou.

Soberania

A CREDN realizará, também, audiência pública com o objetivo de revisar e fortalecer as estratégias que definem como o Brasil se defende, protege os seus interesses nacionais e contribui para a paz e segurança internacionais. A iniciativa é do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).

Segundo ele, “este evento nos permitirá avaliar a adequação dos recursos atualmente alocados para a defesa e explorar inovações tecnológicas no setor de defesa, sendo uma ótima oportunidade para garantir que a Política Nacional de Defesa esteja alinhada com as ambições estratégicas do país e equipada para enfrentar os desafios do século XXI”, assinalou. As datas e os convidados para os dois eventos serão negociados com os autores das propostas.