Diplomacia
30/03/2005
Elementos para uma Diplomacia Solidária
30/03/2005

América do Sul

Acordo Mercosul – Comunidade Andina entra em vigor no dia 1º

O acordo entre a Comunidade Andina de Nações e o Mercosul, entrará em vigor nesta sexta-feira, 1º de abril, depois que todas as etapas de negociação foram superadas. O acordo do Equador com o Mercosul era o último passo que restava para a consolidação da nova associação.

Nesta quinta-feira, o governo equatoriano deverá publicar a oficialização do acordo, permitindo que entre em vigor imediatamente. Na sexta, o Equador ingressa como membro associado no âmbito dos acordos de complementação econômica com o Mercosul, somando-se à Colômbia, Peru e Venezuela. Bolívia e Chile já possuem esse status.

Durante os tramites, houve a internalização dos documentos dentro da Associação Latino-Americana de Integração [ALADI], que é quem sustenta juridicamente os acordos entre os 12 países que forma o organismo.

Os equatorianos apostam no incremento do comércio com os países do Mercosul, principalmente com a Argentina, que já ocupa papel de destaque na economia do Equador.

Em abril, os chanceleres do Mercosul e da Comunidade Andina têm encontro marcado para Brasília. Além da convergência entre os dois blocos em torno de um acordo comercial positivo para ambos, os ministros de Relações Exteriores vão tratar dos detalhes sobre a institucionalização da Comunidade Sul-Americana de Nações, que deve ocorrer em agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *