INPE
15/03/2005
Brasil – México
15/03/2005

Programa Espacial

AEB realiza encontro sobre gerenciamento de projetos espaciais

A Agência Espacial Brasileira [AEB] conhecerá em novembro os primeiros resultados dos estudos conduzidos por universidades brasileiras, no setor espacial.

Antes, porém, será realizada a primeira reunião de gerenciamento dos projetos com o Comitê do Programa Uniespaço da AEB. O evento começa nesta quarta-feira e vai até quinta, em São José dos Campos [SP].

O comitê é composto por técnicos da Agência Espacial Brasileira, Centro Técnico Espacial [CTA/Comando da Aeronáutica], do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais [Inpe/MCT] e da Academia Brasileira de Ciências [ABC].

Os técnicos irão debater as diretrizes para o acompanhamento e a avaliação das pesquisas selecionadas no segundo semestre do ano passado com prazo de financiamento de dois anos, e o andamento de acordo com os objetivos propostos.

Foram 16 projetos selecionados com foco na produção de ciência e tecnologia na área de veículos espaciais [Veículo Lançador de Satélites – VLS-1], computador de bordo e navegação espacial. As três áreas representam setores nos quais a obtenção de conhecimento para o programa espacial é considerada fundamental.

Além do Uniespaço, estão na pauta do encontro o Programa Microgravidade, também financiado pela AEB. A Agência Espacial pretende oferecer a oportunidade de lançamento de experimentos científicos em “gravidade zero”, via foguetes de sondagem desenvolvidos no CTA, nas áreas de interesse das próprias universidades. Serão debatidas as datas e centros de lançamento que sediarão as operações. A última ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara [CLA], no Maranhão, em 2002.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *