Brasil

Brasil suspende importação do leite uruguaio e congresso daquele país reage
11/10/2017
Canadá quer abrir negociações com o MERCOSUL
17/10/2017

Bolívia anuncia que Reino Unido poderá somar-se ao projeto do Trem Bioceânico

Brasília – O ministro de Obras Públicas, Serviços e Habitação, da Bolívia, Milton Claros, informou que o governo do Reino Unido poderá somar-se ao projeto de construção do Trem Bioceânico Central. Alemanha, Suíça e Espanha já teriam expressado interesse na obra.

De acordo com Claros, o Embaixador do Reino Unido na Bolívia, James Thorton, revelou que Londres pretende fazer parte do projeto. Em um primeiro momento, o Reino Unido investiria no assessoramento técnico. Nas próximas semanas, Londres e La Paz deverão discutir como levar adiante a parceria.

As obras de construção do Trem Bioceânico estão orçadas em US$ 10 bilhões e para o Reino Unido trata-se de um projeto estratégico de interesse internacional. “Vários países estão interessados no projeto por sua amplitude e pela posição estratégica da Bolívia na região”, afirmou Milton Claros.

Ele revelou que o Reino Unido seria o terceiro país interessado no empreendimento depois da Alemanha que já assinou um memorando de entendimento para participar e a Suíça que o fará no dia 14 de dezembro. A Espanha manifestou interesse, mas as negociações ainda não foram concluídas.

O projeto ferroviário terá início no Porto de Santos (SP), ingressará na Bolívia por Puerto Suárez, passará pelos municípios de Santa Cruz, Montero e Bulo Bulo, para sair no Peru e concluir no Porto de Ilo, unindo Atlântico e Pacífico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *