Relações Exteriores

Brasil firma acordo de portos com a Espanha
19/03/2018
Brasil renova contingente na Força-Tarefa Marítima no Líbano
19/03/2018

Brasil e UE discutem desafios globais para a gestão da água

Brasília – O ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a União Europeia realizam na próxima terça-feira, 20, em Brasília, o simpósio “O papel da ciência, tecnologia e inovação nos desafios globais da água”, que reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir crise hídrica, gestão da água e soluções inovadoras. O evento é realizado paralelamente ao 8º Fórum Mundial da Água e está inserido na iniciativa Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia.

A ideia é discutir como fazer o tratamento adequado dos efluentes e do esgoto para o reuso de água, como uma das soluções para enfrentar as crises hídricas nas cidades. Hoje, as pessoas utilizam água limpa para lavar pisos, regar plantas e lavar carros quando poderiam utilizar água de reuso.

Em Brasília, parte da água residual tratada vai para o Lago Paranoá e volta para o consumo da população após novo tratamento. Caso esse exemplo fosse seguindo de forma mais ampla pelo país, com a qualidade técnica que a prática exige, o Brasil poderia minimizar significativamente os seus problemas hídricos atuais.

Simpósio

Dividido em três painéis, o simpósio debaterá crise hídrica, gestão da água e soluções inovadoras como, por exemplo, a tecnologia de geração de energia a partir do lodo acumulado nas estações de tratamento de água, desenvolvida por uma empresa do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *