Relações Exteriores

Integração Continental
16/03/2005
Aeronáutica
17/03/2005

Diplomacia

Brasil mantém política de ajuda aos países vizinhos

Marcando seu esforço pela integração sul-americana, o governo brasileiro continua tentando aprovar a liberação de recursos para ajudar os países vizinhos e continuar sua política externa de fortalecimento político da região.

A oposição questiona até que ponte esses esforços deveriam ser prioritários, pois o governo acaba de anunciar cortes de até R$ 15 bilhões para investimentos internos.

Para se ter uma idéia, o governo cortou cerca de 80% dos recursos do ministério da Agricultura, algo que pode comprometer o agronegócio, responsável pela geração de 36% dos empregos diretos no país. Além disso, milhões de reais que eram destinados à Reforma Agrária, também foram cortados.

Nesta terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, aprovou ajuda do Brasil à República Dominicana para a conservação de recursos naturais da bacia do rio Yaque do Norte, que corta o território daquele país. A medida altera o Acordo Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica firmando entre os dois países em 1985.

A proposta prevê o treinamento de técnicos dominicanos e envio de pessoal brasileiro para execução dos projetos ambientais. O Yaque do Norte percorre 296 quilômetros e é o rio mais importante do país. Estima-se que suas águas irrigam um terço dos alimentos consumidos na República Dominicana. Estima-se que 85% de sua área está devastada.

Já a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul deverá analisar o Projeto de Lei que autoriza o Governo a efetuar doação ao Paraguai no valor de até R$ 20 milhões.

Os recursos serão usados para estimular ações de modernização da administração tributária paraguaia e de redução de desequilíbrios locais, principalmente nas áreas sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *