Relações Exteriores

Governo
09/03/2005
Bolívia
09/03/2005

Embargo condenado

Cuba recebe apoio e seqüestro de senadora é condenado

No último final de semana, o Comitê Executivo da Confederação Parlamentar das Américas [Copa], esteve reunido em Havana. Na oportunidade, parlamentares dos países americanos aprovaram resolução em que expressam apoio ao povo cubano e condenam o embargo econômico dos Estados Unidos contra a ilha.

Os parlamentares da Copa também expressaram apoio e solidariedade à senadora Ingrid Bittencourt, do Partido Oxigênio Verde. Há três anos, ela foi seqüestrada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia [Farc], quando estava em campanha presidencial.

A deputada federal Maria José Maninha [PT-DF], presidente da instituição apresentou relatório sobre a missão da Copa no Haiti. Ela explicou que a viagem converteu-se numa missão político-humanitária.

Como não houve consenso em torno do texto, os representantes do Brasil e do Canadá irão redigir um novo documento que será submetido aos demais integrantes da Copa. No mês de maio, a Copa realiza sua assembléia anual, em Foz do Iguaçu [PR].

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Copa, o deputado Orlando Fantazzini [PT-SP], revelou que os parlamentares reunidos em Havana iniciaram as discussões em torno de um estudo sobre migrações e integração.

Ele pretende submeter o documento aos demais integrantes da Copa em maio. Se for aprovado, o texto será encaminhado aos governos das Américas, organismos internacionais, ONU e OEA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *