Mundo

MERCOSUL e UE voltam a discutir acordo de libre comércio
08/05/2018
Brasil e Suriname firmam acordo para a promoção de investimentos
09/05/2018

Equador terá novo acordo militar com os Estados Unidos

Brasília – O governo do Equador negocia um novo acordo militar com os Estados Unidos após os episódios de violência registrados na fronteira deste país com a Colômbia. Em um deles, três jornalistas foram sequestrados por dissidentes das FARC e assassinados na selva. Em janeiro, um carro bomba explodiu em um quartel da polícia em San Lorenzo.

No entanto, as pressões para que os Estados Unidos desloquem tropas e ocupem uma base militar no Equador, não deverão surtir efeito. O governo local rejeita essa possibilidade e Washington descarta qualquer entendimento para reativar a antiga Base Militar de Manta, no Pacífico.

Os Estados Unidos mantiveram soldados na cidade portuária entre 1999 e 2009. A Constituição equatoriana de 2008 proíbe a presença de forças militares estrangeiras no país. De acordo com o ministro da Defesa, Oswaldo Jarrín, este tema não está sendo negociado.

“Não há nenhuma base internacional que será instalada em território nacional” afirmou. O presidente Lenín Moreno, já havia dito em março que as negociações com os Estados Unidos não contemplavam a cessão de base militar alguma.

De acordo com a Constitutição em seu artigo 5, “o Equador é um território de paz. Não se permitirá o estabelecimento de bases militares estrangeiras nem instalações estrangeiras com fins militares. Se proíbe ceder bases nacionais a Forças Armadas ou de segurança estrangeiras”.

Por conta dos conflitos na zona de fronteira com a Colômbia, os governos do Equador e dos Estados Unidos firmaram recentemente um convênio enfocado na cooperação em matéria de segurança, que implica intercambiar informação, temas de inteligência e experiências para a luta contra o tráfico de drogas e o combate à delinquência organizada transnacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *